loading...

Apresentação

 

Histórias de sucesso unidas por um ideal

 

As datas históricas dessas cooperativas são memoráveis: a mais antiga é a de Caçapava/SP, constituída em 10 de dezembro de 1992 com 28 médicos. Já em 13 de novembro de 1996, a cooperativa de São José dos Campos ganha vida. Mais tarde, em 15 de julho de 1997 surge o Vale Histórico, com 25 médicos.

 

Em 1º de julho de 2008, a cooperativa Vale Histórico contava com 842 cooperados, enquanto São José dos Campos possuía 558 e Caçapava 268. Juntas, formaram a cooperativa “Vale do Paraíba”. Já a Sudeste Paulista teve sua constituição em 29 de maio de 2002, no auditório da Sociedade Médica de Sorocaba, com a presença de 25 sócios fundadores.

 

O Sicoob

 

ABRIL/2016: a Cooperativa “Vale do Paraíba” passou a fazer parte do sistema Sicoob denominado “SICOOB VALE DO PARAÍBA”. No mesmo ano, no mês de dezembro, a Cooperativa “Sudeste Paulista” passou a fazer parte do sistema Sicoob denominando “SICOOB UniMais SUDESTE PAULISTA”. Da união dessas duas cooperativas, em 1º de dezembro de 2017, nasce uma nova cooperativa muito mais forte e sólida.

 

AGOSTO/2019: recebemos a autorização do Banco Central do Brasil (BACEN) para ampliação da área de ação e atuação como Cooperativa de Livre Admissão. Com esse importante passo para o crescimento do cooperativismo de crédito paulista, passamos a ser denominados SICOOB CREDSAOPAULO.

 

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 450 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.

 

*Data-base: Março/19

  *Data-base: Dezembro/18

 
0